18 de fevereiro de 2013

E no Pira 2013 tem lua cheia e Saturno de José


Foto: Daiane Marcon
Respeitável público, em 2012 lança seu primeiro EP a banda da região metropolitana de Porto Alegre Saturno de José. O grupo foi premiado pelo projeto Funproarte da cidade de Esteio/RS e ganhou financiamento para a produção do disco, gravado, mixado e masterizado pelo paciente e soberano Alexandre Birck (Graforreia Xilarmônica) no estúdio Music Box, na capital. Mas antes de Saturno, os cinco rapazes orbitaram por outros planetas. 

Daniel de Bem (vocal, violão, baixo e teclados) e Ivan Lemos (vocal, teclados, escaleta e violão) eram parceiros no projeto Fidélio. Assim como Hiozer Rezoi (vocal, violão e baixo) e Tiago Sudatti (vocal, bateria e percussão), que estavam em outra banda de rock, a Ecos Ecléticos. A admiração era mútua e o caminho aberto para todos. Com o término dos grupos em 2008, os músicos começaram a ensaiar juntos e explorar musicalidades diferentes. 

Encontrar novas possibilidades na música, misturar as influências e sentir o frio na barriga. Instrumentos incomuns para jovens do rock começaram a colorir os arranjos e rapidamente sambas e marchinhas foram surgindo. Foi o caso de Felicidade (Hiozer Rezoi) e Ladrões de Alegria (Daniel de Bem, Hiozer Rezoi e Ivan Lemos), que cresceram nos primeiros meses de banda e, assim como as outras músicas do EP, incorporaram arranjos de autoria de todos os membros do grupo.


Na São Leopoldo Fest de 2010, o grupo conheceu Gibran Vargas (flauta e clarinete). A indicação dos amigos estava certa: a sonoridade da banda era perfeita para ele. Os músicos marcaram um ensaio e deixaram a felicidade vir. Quando o primeiro riff de flauta entrou sobre os acordes de Fonte da Juventude, foi amor à primeira vista. 
 
Foto: Daiane Marcon
A poesia do grupo é discreta e elegante. Através dela falam as injustiças sociais (Soberano), os avós para seus netos (Adoçar) e os sentimentos que não podem ser expressos de maneira simples (Ladrões de Alegria). Mas acima de tudo, sobre rodopios de alegrias e sofrer (Ballet Atmosférico), está a juventude, gritando como um circo em polvorosa e mostrando o que melhor sabe fazer: viver inspiradamente.


Depois de navegar nessa mistura, não se preocupe se para casa você não souber voltar.

          Saturno de José, EP (2012, independente)

          1. Ladrões de Alegria (Daniel de Bem, Hiozer Rezoi e Ivan Lemos)
          2. Soberano (Ivan Lemos)
          3. Fonte da Juventude (Daniel de Bem)
          4. Ballet Atmosférico (Hiozer Rezoi)
          5. Felicidade (Hiozer Rezoi)
          6. Adoçar (Daniel de Bem e Hiozer Rezoi)

Para ouvir o disco na íntegra e saber mais sobre a banda, acesse e curta:
Contato: saturnodejose@gmail.com




Nenhum comentário: