Introdução a fabricação de flautas de bambu

Olá amiguinhos!!
A páscoa tá chegando, e as oficinas não param!! Essa vez é a Introdução a fabricação de flautas de bambu.

Na oficina será abordada a construção de uma flauta transversal, com afinação pentatônica, utilizando poucas ferramentas e com um sistema de medição japonês, chamado Towari-to, que possibilita fabricar instrumentos afinados usando medidas visuais.

Serão vistos tópicos como escolha do bambu, métodos de cura, furação, medição e amarração. Durante toda a prática, algumas técnicas musicais e de sopro da flauta estarão sendo ensinadas. Ao final da oficina cada participante ficará com uma flauta feita por si.

Duração: aproximadamente 1h30
Número máximo de participantes: 10 por oficina
Obs: A oficina é aberta a qualquer interessado, com ou sem conhecimentos musicais.

Facilitador: Henrique Elias
Iniciou seus estudos musicais aos 11 anos de idade, tendo aulas de violão com Killy Freitas. Posteriormente aprimorou seus conhecimentos em harmonia e improvisação com Júlio Herrlein. Teve aulas de shakuhachi com Michael Chikuzen Gold, Marco Lienhard e Kaoru Kakizakai. 

Utiliza a flauta de bambu como prática meditativa, realiza apresentações, leciona para iniciantes e também fabrica o instrumento. Como tocador, pratica o estilo de Katsuya Yokoyama, reproduzindo os repertórios Honkyoku, música folclórica Minyō, música de câmara Sankyoku e peças modernas. 

Henrique Elias é um dos mais destacados fabricantes de shakuhachi da América Latina e dedica-se à difusão da música japonesa não apenas por meio de apresentações e trabalhos didáticos, bem como pela distribuição de shakuhachi por ele construídos.

Desde o ano 2000 vem trabalhando com a fabricação de flautas de bambu, dentre as quais flautas nativas americanas, flautas transversais e a flauta japonesa shakuhachi, que tem sido alvo de sua dedicação nos últimos 8 anos.


Comentários