O som experimental da Vãn Züllatt volta ao Ricas Abóboras em 2016!!


Salve amiguinhos!
Tem banda retornando ao palco Ricas Abóboras em 2016!! Depois de fechar umas das noites de 2014, eles voltam com seu experimentalismo mais uma vez.

O grupo de música instrumental Vãn Züllatt (pronuncia-se Vãn Zila) fez sua estreia nos palcos abrindo o 2º Festival das Artes Psicodélicas, realizado em Março de 2005 em Pelotas. Desde então a proposta do grupo, no que tange a esfera musical, é a experimentação sonora por meio da fusão total de ritmos e sonoridades da musica universal.

O repertório, puramente instrumental, deu origem a dois álbuns disponibilizados desde o lançamento de forma gratuita na internet. O primeiro, O Casulo (2008), registra a fase inicial. Gravado de forma precária pelo grupo em seu próprio local de ensaios, o álbum apresenta o momento inicial e mais experimental do Vãn Züllatt com uma sonoridade que mistura a variedade rítmica da música brasileira com as cores e timbres do rock setentista. 

O segundo álbum, Betelgeuse (2011), traz um lado mais conceitual e progressivo da banda mas, ainda assim, mantendo o pé na música brasileira. Além de Marcelo Silva na bateria o Vãn Züllatt sobe ao palco com Jonatã Müller na guitarra, Gabriel Mattos no baixo elétrico e Cleber Vaz nos sopros, teclados, guitarra e sintetizadores. O segundo álbum não só apresenta um trabalho diferente do primeiro álbum mas também conta com as participações especiais dos grandes amigos e excepcionais músicos Douglas Osinaga e Eugênio Bassi. Osinaga colore o segundo álbum arranjando e tocando guitarra na faixa de abertura, Contatos. Eugênio Bassi, compositor, arranjador e produtor, participa na suíte Seis Níveis de Criogenia, segunda faixa de Betelgeuse, que é basicamente um diálogo composicional entre Eugênio e o grupo. Além de participar da gravação do álbum em 2011, Eugênio Bassi brilha com sua guitarra, percussão e voz no palco do Vãn Züllatt sempre que possível e participou da gravação do novo álbum.

O terceiro álbum do grupo Vãn Züllatt está gravado e disponível para audição na internet enquanto que o lançamento das cópias está programado para o Festival Pira Rural 2016.



Comentários