A medicina da Mãe Terra...

Aho... aos participantes deste sagrado movimento nossa imensa gratidão... Mitakuye Oyasin...

Medicina da Tenda do Suor

É uma tradição milenar usada por nossos antepassados com o objetivo de curar, limpar e purificar corpo, mente e espírito. A cerimônia é dos primeiros e mais antigos ensinamentos que existem. Vem da origem. E a origem é no ventre de nossa Mãe Terra, numa das primeiras cerimônias que temos na hora de vir a tomar forma, a tomar força, de nos encontrarmos como os quatro elementos e direções, com o Criador, o Grande Espírito. Representa o ventre da nossa Mãe Terra, de onde se é concebido, onde se é alimentado como semente para chegar a termos a unidade com todos os poderes do Universo. É das primeiras cerimônias entregues ao ser humano e está baseada na benção e purificação, através do líquido sagrado que é a água, através do calor da vida, do vento e do fogo. É uma cerimônia conhecida como a "Cabana das Pedras Anciãs". Usam-se pedras que se solidificaram, após receberem o calor nas entranhas da Mãe Terra e virem à superfície. 

É uma cerimônia do Fogo Sagrado, onde se relembra primeiro o calor guardado por estas pedras que já foram lava um dia. Estas pedras são aquecidas e levadas pelo "Homem Fogo" ou "Mulher Fogo" a uma cabana que representa o umbigo da Mãe Terra. Ali são depositadas e é onde as pessoas se reúnem para as receber. Plantas aromáticas são utilizadas para agradecer e bendizer a vida. Estas plantas são depositadas sobre as pedras, onde liberam a sua essência ao serem aquecidas pelo calor, pelo fogo armazenado nestas pedras. 

Depois de terem a oportunidade de respirar este aroma, as portas são fechadas e todos juntos compartilham um mistério, uma escuridão, o interior, um momento de profundidade e de união com o Universo. Neste momento a água é depositada sobre as pedras. Aí começamos a nos dar conta de como o Poder se move, porque esta água que cai sobre as pedras, imediatamente nos é retornada de uma forma muito mais leve, em forma de vapor. Nesta ocasião se manifestam e equilibram a medicina, o conhecimento, a sabedoria que podem ser aspiradas. A isto chamamos de "memória do primeiro alento", a memória do momento de quando fomos concebidos. É uma das cerimônias mais antigas, onde recebemos o conselho de nossos antepassados, de como foi que obtemos a vida que temos agora. Oramos, Cantamos e Dançamos em honra e amor...!

Neste dia 26 de Março de 2016, iniciando às 5 horas da manhã nossa jornada cheia de prosperidade e cura. Aqui deixaremos alguns itens necessários para o bem estar pessoal e coletivo durante nossa cerimônia:
  • Lanterna;
  • Calçado fechado;
  • 1 peça de roupa limpa + roupa de banho + casaco leve para o sereno do final da noite (preferencialmente roupas simples que se possa sujar); roupas que possibilitem movimento e respiração do corpo. Algodão, linho, etc. Evitando roupas pesadas como jeans ou tecidos sintéticos; 
  • Toalha de banho;
  • Instrumentos de Poder ( Tambor, Maracá, Flauta, Chanupa, etc...);
  • Objetos de Poder (Amuletos pessoais, colares, pedras, etc...) pequenos objetos para serem consagrados durante a cerimônia;
  • Caneca/Copo;
  • Objeto pessoal para troca solidária durante a cerimônia;
  • Tecido tipo canga, para colorir o todo.

Prezamos muito pelo holístico deste movimento, será fornecido nosso REPELENTE NATURAL, portanto, não é necessário trazer de casa. 

Também pedimos para que os participantes estejam atentos a alguns detalhes. É de fundamental importância que não se mantenha relações sexuais nas 24h que antecedem a vivência, pois esta guarnição pessoal concentra maior potencial de cura durante o trabalho; evitar carne/alimentos pesados, bebidas alcoólicas, fumo e qualquer substância que altere a consciência. Para as mulheres que estiverem em ciclo de LUA será confeccionado um amuleto pessoal de auxílio e proteção, pois neste estado especial a mulher manifesta altíssima energia e poder pessoal, sendo necessário este acalento. Gracias. Para quem sentir o chamado de estender este período de 24h para 72h de autocuidado, ficamos imensamente mais agradecidos por sua/nossa sensibilidade, pois como fruto de merecimento vem nossa colheita diante desta medicina... aho!

Estaremos de prontidão durante o dia 25 quando abrem-se as portas do sagrado festival para comungar de momentos juntos e potencializar nossas trocas de coração... Parinam!

Até logo, de coração para coração... ... o caminho é longo, e total é a entrega à purificação.Todos os povos ancestrais tiveram consciência de seu propósito enquanto irmãos, mesmo com crenças, ritos e práticas distintas, as medicinas sempre tiveram grande importância no contexto de vida, na continuidade. Porém a muito tempo atrás, durante o quarto mundo da separação que remonta a 60 mil anos os povos se esqueceram de seu parentesco sagrado, não só com os duas pernas (humanos), com o povo em pé (árvores), os rastejantes, o povo que voa, mas com todos os povos que compõem nossa TERRA MÃE.

Na oração, encaminhamos nossa atenção para os elementos: TERRA, FOGO, AR e ÁGUA. No calor das AVÓS PEDRAS, no vapor que penetra exaltamos ao GRANDE ESPÍRITO a reverência de purificar a ferrugem de nosso viver, para prosseguir em paz e amor.

"Quando nos humilhamos e passamos rastejando pela abertura da Tenda de Purificação, devemos examinar os nossos próprios egos, ainda na entrada. O termo "sacrifício" significava originalmente, "tornar sagrado". Assim, abordar cada ato da vida de maneira sagrada tornou-se o modo de vida típico dos Nativos. A forma circular da Tenda de Purificação nos recorda de que não devemos culpar os outros quando vacila ou falham, mas devemos partilhar gentilmente o amor e o carinho para que o Círculo o Elo Sagrado possa permanecer intacto." - Jamie Sams

Duração: cerca de 4 horas (todos a cerimônia, desde o acendimento da fogueira).
Número máximo de participantes: 29 pessoas.
Facilitador: Parinam = Transformação(Sânscrito). Iniciado como HOMEM FOGO e TEMASCALEIRO pelas mestras Leela e Devaduda (Leela House e Sítio Holístico Tanuirã Deva), celebrando e facilitando várias cerimônias ao lado do também mestre e irmão Tandava ofereço meu coração e meu serviço como terapeuta xamânico. Também atuo como Terapeuta Holístico, Agricultor, Artista Plástico, Permacultor, Educador Social. 

Mais informações: 11parinam11@gmail.com | (54) 9603-0307.

Comentários