As riquezas do nosso interior..

Salve, salve, amiguinhos!

É com grande prazer que anunciamos essa vivência/visitação, que tem tudo a ver com o Pira Rural e nossa proposta!!

PiraTur - um passeio às riquezas do nosso interior

Após 3 anos do primeiro passeio fora dos limites da Cascatinha, esse ano iremos novamente a caminho da propriedade do Senhor Mário Jaci Raminelli e da Senhora Renilde Cembrani Raminelli.

Agricultores de berço, são uma família integrada as atividades coloniais do Município, assim como as inúmeras atividades relacionadas a agricultura da Região. Parceiros e fornecedores do Festival Pira Rural, com alegria, abrem as portas de sua casa para apresentar um pouco do cotidiano da propriedade e da nossa Região.

Agricultores ecologistas, artesãos, produtores orgânicos, representantes de organizações sociais do Município, moram na propriedade a mais de 30 anos, e fazem da agricultura sua fonte de renda e prazer.

A propriedade amplamente biodiversa, tem como carro chefe a fruticultura, produção de sementes crioulas e hortaliças. Entre as variedades alimentícias estão a laranja, oliveira, milhos crioulos, feijões, erva mate, hortaliças, outras frutíferas e ainda espécies alimentícias não convencionais. Conta ainda com produção de ovos, galinhas caipira e suínos. Resultando em aproximadamente 150 espécies vegetais encontradas no estabelecimento.

Estão entre os pioneiros no desenvolvimento rural sustentável da Região, Mário foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Associação dos Guardiões de Sementes Crioulas de Ibarama, hoje Vice-presidente, e a Renilde sempre na dianteira da Associação das Artesãs de Ibarama, também exercendo cargos na diretoria. 

Ex-produtores de fumo orgânico, atualmente trabalham com culturas de comercialização direta com a merenda escolar e mercados locais de Sobradinho, Ibarama e região. Ainda agregam renda e beleza com os artesanatos nas feiras de troca de sementes e nas exposições em feiras regionais e estaduais.

A família recebe inúmeros visitantes, que encontram na propriedade uma referência na produção sustentável, um lar de muitas trocas e experiências.

Esperamos que todos tenham uma boa visita e possam realizar trocas, agregar conhecimento e sabedoria. É o que desejam todos do Pira Rural e os agricultores envolvidos.




Duração: aproximadamente 2 horas e 30 minutos.
Número máximo de participantes: 25 pessoas
Material sugerido: câmera fotográfica.
Guia: Diego R. da Silva. Formado em Agronomia, mestrando em Agricultura Familiar pela UFPEL. Atualmente reside na mesma localidade e interage com as atividades da Família Raminelli.


Comentários