15 de março de 2018

Pira Rural 2018 >> Oficinas | Estaquia e Enxertia

.:: Oficinas | Estaquia e Enxertia ::.

A enxertia consiste basicamente em juntar os tecidos de uma planta aos tecidos de outra planta, que geralmente é da mesma espécie, passando a formar uma planta com as duas partes: o enxerto (copa, topo) e o porta-enxerto (cavalo, base).

O enxerto é a parte de cima, que vai produzir os frutos da variedade desejada, e o porta-enxerto é o sistema radicular, que tem como funções básicas o suporte da planta, o fornecimento de água e nutrientes e a adaptação da planta às condições do solo.

A estaquia é um dos métodos de propagação de plantas mais utilizados. Muitas plantas inclusive só podem ser multiplicadas através deste método. Ou porque produzem sementes pouco férteis ou porque raramente produzem sementes. O processo de estaquia pode ocorrer de três formas diferentes: pelos caules, ramos ou pelas folhas! A estaquia gera uma cópia da planta-mãe, com o mesmo DNA. Logo, produzirá os mesmos frutos e flores.
Durante essa oficina introdutória ao tema, o público interessado irá aprender algumas técnicas e trocar conhecimentos.

Facilitador: Mario Raminelli - Agricultor agroecológico, pesquisador, artesão e fundador da Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama.
Duração: Aproximadamente 1 hora.
 


Festival Pira Rural
Coletivo Clube Mundo

Nenhum comentário: