23 de março de 2018

Pira Rural >> Oficinas | Plantas Alimentícias não Convencionais

.:: Oficinas | Plantas Alimentícias não Convencionais ::.
O Brasil detém a maior biodiversidade do planeta com 15 a 20% das espécies vegetais e animas. Mas a agricultura em nosso pais e nosso Estado esta baseado no cultivo de poucas espécies exóticas como o arroz, a batata, o trigo e o milho que correspondem a 60% de toda energia humana derivada dos vegetais.
 
As plantas convencionais são cultivadas normalmente com agrotóxicos o que provoca inúmeros problemas ecológicos e socioeconômicos, extinção de espécies, erosão genética, desequilíbrio ambiental e insegurança alimentar. Estima-se que em torno de 20% do total de espécies de qualquer bioma apresenta potencial comestível o que representa 30 mil espécies alimentícias no mundo e destas cerca de 10 mil no Brasil. Isso representa soberania e segurança alimentar e mantem viva a cultura alimentar associada aos alimentos das diferentes raízes étnicas em termos regionais.
 
O termo Pancs – plantas alimentícias não convencionais se refere aquelas normalmente não utilizadas e nem presentes nos mercados. Muitas destas plantas eram apreciadas e foram abandonadas mesmo que possam apresentar valor nutricional mais elevado que parte dos frutos e hortaliças que estamos acostumados a consumir.
 
O objetivo da oficina de Pancs e reconhecer, apreciar, valorizar o nativo local e o incremento do potencial de uso comercial para almejarmos a soberania ecológica.

- Identificar para superar o desconhecimento por parte da população.
- Resgatar a cultura de seu uso e gerar mais demanda por produtos sustentáveis.
- Incentivar a produção de mudas, manejo, coleta, beneficiamento e comercialização.

Na oficina vamos conhecer algumas destas plantas “in loco” ou seja, fazer uma caminhada de reconhecimento, saber onde coletar, quando e qual parte da planta utilizar, saber das propriedades, como cultivar e conhecer alguns sabores.
 
Facilitadora: Lori Luci Brandt Dalla Porta. Formada em agronomia pela UFSM. Especializada em Educação Ambiental e Biosseguranca. Vive a 12 anos no sítio da família em Vera Cruz/RS, onde realiza atividades sustentáveis, trabalhando para a recuperação de diversas espécies, sementes, mudas e Pancs, tendo como destaque o cultivo da Palmeira Juçara.
Duração: Aproximadamente 1 hora.
 
Festival Pira Rural
Coletivo Clube Mundo
 

Nenhum comentário: