Oficina: Artesanato em Palha de Milho Crioulo

Salve, salve, amiguinhos!!

Passando pra divulgar mais uma oficina, essa pela primeira vez no Festival... :)

Oficina: Artesanato em Palha de Milho Crioulo
Duração máxima: 1 hora e 30 minutos
Foto: Divulgação/Montagem: Pira Rural.
Máximo de participantes: 15 pessoas

Quem pensa que o milho ou o trigo servem apenas para alimentação animal ou para o preparo de deliciosos pratos está enganado. A utilização da palha desses cereais é fonte de renda para os integrantes da Associação dos Artesãos de Ibarama.

Os trabalhos artesanais, geralmente nas horas de folga da lavoura, apresentam várias técnicas. Porém, a prioridade na atividade é no uso do milho e do trigo em função do projeto de resgate das sementes crioulas no município. Além do agricultor plantar para ter a semente, o artesanato gera mais uma renda para as famílias e agrega valor à matéria-prima. O artesanato no meio rural de Ibarama serve também para resgatar antigos hábitos, como a visita e a troca de saberes entre as pessoas. 

Entre os itens que são feitos de palha estão: Chapéu, bolsa, flores, guirlanda, quadros, abajur, porta retrato, garrafas decoradas, arranjos de parede, anjinhos, passarinhos, bonecas, bauzinhos, cestinho, descansa panelas, entre outros.

Com relação a oficina no Pira Rural, será uma oportunidade para aprender a fazer uma flor com palhas de milho crioulo.

Foto: Divulgação/Montagem: Pira Rural.
Orientadora: Renilde Raminelli, residente do município de Ibarama, e que costumeiramente recebe os visitantes do Festival durante o PiraTur junto com seu Mário, seu marido. Essa vez ela ainda vem ao Festival ensinar um pouco do que mostra em sua propriedade aos visitantes.

Festival Pira Rural
Coletivo Clube Mundo

Foto: Divulgação/Montagem: Pira Rural.







Comentários