O Pira Rural avisa: cuidado com animal selvagem na Cascatinha, vai ter Rinoceronte por lá!!!

Foto: Denis Carrion
E mais um som animal vem beber da água da Cascatinha!!! Nossos vizinhos dali dos pagos de Santa Maria vem pra fazer o público tremer.

A Rinoceronte, banda autoral criada em novembro de 2007 em Santa Maria/RS, é integrada por Paulo Noronha (voz e guitarra), Vinícius Brum (baixo e voz) e Luiz Henrique Alemão (bateria). Contando com a clássica formação em trio que constitui o imaginário elementar do rock n’roll, a Rinoceronte tem uma sonoridade robusta que orbita em torno do stoner rock e suas variações, absorvendo também influências da psicodelia, do blues e do hard rock setentista. As composições em português garantem a particularidade da Rinoceronte em meio a predominância da língua inglesa no universo do stoner rock brasileiro, sublinhada pela clareza das letras e pela recusa aos clichês do gênero.

Em 2009, a Rinoceronte alcança visibilidade nacional ao ser selecionada para o programa MTV Procura com Cachorro Grande, e através da sua performance elogiada chama a atenção do público, de selos e festivais independentes. A partir de então, transitou por alguns dos principais palcos da música brasileira atual, como os festivais Calango (MT), Goiânia Noise (GO), DemoSul (PR), Macondo Circus, GiG Rock e Morrostock (RS).

No mesmo ano, em parceria com o estúdio Marquise 51 e Fora do Eixo, a banda lança seu primeiro trabalho em formato físico, um EP auto-intitulado composto por quatro canções e distribuído nacionalmente pela Alvo Discos. Com arte gráfica primorosa assinada pela agência goiana Bicicleta sem Freio, a tiragem inicial do EP foi rapidamente esgotada e firmou a Rinoceronte no cenário independente brasileiro.

Foto: Pablo Zambeli
Em maio de 2010, impulsionada pelo trabalho desenvolvido junto ao Circuito Fora do Eixo, cumpriu uma turnê nacional com mais de 15 shows, passando por Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo, na qual apresentou seu trabalho em espaços como Bolshoi Pub (Festival Bananada 2011/Goiânia), SESC (São Carlos/SP), USP (São Paulo/SP), UFSCAR (São Carlos/SP), Vila Dionísio (Ribeirão Preto e São José do Rio Preto/SP), além de marcar presença na Virada Cultural de São Paulo, um dos maiores eventos a céu aberto do país.

Ainda em 2010, a Rinoceronte grava seu primeiro álbum completo. Intitulado ‘Nasceu’, o disco foi resultado de duas semanas de sessões no Estúdio Rocklab de Goiânia, e contou com a produção de Gustavo Vazquez, Luis Maldonalle e da própria banda, sendo lançado em final de 2010 pela Monstro Discos.

Após participação contundente no Grito Rock 2011, no RS e SC, com o clipe da música ‘Anda no Ar’ incluído na programação da MTV Brasil, resenhas nos principais blogs de música do país, matérias nas revistas Noize, Época e Guitar Player Brasil, a banda manteve uma circulação contínua por todas as regiões do Brasil, incluindo sua segunda tour nacional - que priorizou o Nordeste e durante a qual integrou o line up do Festival DoSol 2011 Natal.

Na sequencia, embalada pelo lançamento do single ‘Qualquer Lugar’ (também no estúdio goiano RockLab), a Rinoceronte participou como uma das atrações principais do festival Montevideo Nelson Fest, dividindo o palco com bandas chilenas e uruguaias.


Já em 2012, a Rinoceronte abre o ano em grande estilo, com participações no mega-festival catarinense Psicodália (situação que se repetiria no início de 2013) e no palco principal do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, apresentando-se para milhares de pessoas de todo o mundo em ambas as ocasiões. Ao longo do ano, segue circulando por festivais independentes e casas noturnas da região sul, enquanto inicia o processo de composição do segundo álbum.

Atualmente, a Rinoceronte encontra-se em plena atividade de divulgação do seu segundo disco, ‘O Instinto’, gravado no estúdio RockLab (Goiânia) e lançado de forma independente. Depois de um show de estreia lotado no Theatro Treze de Maio (Santa Maria) e da turnê nacional de divulgação do disco, a banda dedica-se no momento à planejar sua circulação em 2014. Em outubro de 2013, lançou o lo clipe do tema que dá nome ao novo trabalho, e poucas semanas depois, a versão em vinil de ‘O Instinto’.




Comentários