O Pira Rural avisa: cuidado com animal selvagem na Cascatinha, vai ter Rinoceronte por lá!!!
![]() |
Foto: Denis Carrion |
E mais um som animal vem beber da água da Cascatinha!!! Nossos vizinhos dali dos pagos de Santa Maria vem pra fazer o público tremer.
A Rinoceronte, banda autoral criada em novembro de 2007 em Santa Maria/RS, é integrada por Paulo Noronha (voz e guitarra), Vinícius Brum (baixo e voz) e Luiz Henrique Alemão (bateria). Contando com a clássica formação em trio que constitui o imaginário elementar do rock n’roll, a Rinoceronte tem uma sonoridade robusta que orbita em torno do stoner rock e suas variações, absorvendo também influências da psicodelia, do blues e do hard rock setentista. As composições em português garantem a particularidade da Rinoceronte em meio a predominância da língua inglesa no universo do stoner rock brasileiro, sublinhada pela clareza das letras e pela recusa aos clichês do gênero.
Em 2009, a Rinoceronte alcança visibilidade nacional ao ser selecionada para o programa MTV Procura com Cachorro Grande, e através da sua performance elogiada chama a atenção do público, de selos e festivais independentes. A partir de então, transitou por alguns dos principais palcos da música brasileira atual, como os festivais Calango (MT), Goiânia Noise (GO), DemoSul (PR), Macondo Circus, GiG Rock e Morrostock (RS).
No mesmo ano, em parceria com o estúdio Marquise 51 e Fora do Eixo, a banda lança seu primeiro trabalho em formato físico, um EP auto-intitulado composto por quatro canções e distribuído nacionalmente pela Alvo Discos. Com arte gráfica primorosa assinada pela agência goiana Bicicleta sem Freio, a tiragem inicial do EP foi rapidamente esgotada e firmou a Rinoceronte no cenário independente brasileiro.
![]() |
Foto: Pablo Zambeli |
Em maio de 2010, impulsionada pelo trabalho desenvolvido junto ao Circuito Fora do Eixo, cumpriu uma turnê nacional com mais de 15 shows, passando por Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo, na qual apresentou seu trabalho em espaços como Bolshoi Pub (Festival Bananada 2011/Goiânia), SESC (São Carlos/SP), USP (São Paulo/SP), UFSCAR (São Carlos/SP), Vila Dionísio (Ribeirão Preto e São José do Rio Preto/SP), além de marcar presença na Virada Cultural de São Paulo, um dos maiores eventos a céu aberto do país.
Ainda em 2010, a Rinoceronte grava seu primeiro álbum completo. Intitulado ‘Nasceu’, o disco foi resultado de duas semanas de sessões no Estúdio Rocklab de Goiânia, e contou com a produção de Gustavo Vazquez, Luis Maldonalle e da própria banda, sendo lançado em final de 2010 pela Monstro Discos.
Após participação contundente no Grito Rock 2011, no RS e SC, com o clipe da música ‘Anda no Ar’ incluído na programação da MTV Brasil, resenhas nos principais blogs de música do país, matérias nas revistas Noize, Época e Guitar Player Brasil, a banda manteve uma circulação contínua por todas as regiões do Brasil, incluindo sua segunda tour nacional - que priorizou o Nordeste e durante a qual integrou o line up do Festival DoSol 2011 Natal.
Na sequencia, embalada pelo lançamento do single ‘Qualquer Lugar’ (também no estúdio goiano RockLab), a Rinoceronte participou como uma das atrações principais do festival Montevideo Nelson Fest, dividindo o palco com bandas chilenas e uruguaias.
Já em 2012, a Rinoceronte abre o ano em grande estilo, com participações no mega-festival catarinense Psicodália (situação que se repetiria no início de 2013) e no palco principal do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, apresentando-se para milhares de pessoas de todo o mundo em ambas as ocasiões. Ao longo do ano, segue circulando por festivais independentes e casas noturnas da região sul, enquanto inicia o processo de composição do segundo álbum.
Atualmente, a Rinoceronte encontra-se em plena atividade de divulgação do seu segundo disco, ‘O Instinto’, gravado no estúdio RockLab (Goiânia) e lançado de forma independente. Depois de um show de estreia lotado no Theatro Treze de Maio (Santa Maria) e da turnê nacional de divulgação do disco, a banda dedica-se no momento à planejar sua circulação em 2014. Em outubro de 2013, lançou o lo clipe do tema que dá nome ao novo trabalho, e poucas semanas depois, a versão em vinil de ‘O Instinto’.
Comentários