Ọ̀ṣẹ́ẹ̀túrá (Africa’n Jazz)

Ọ̀ṣẹ́ẹ̀túrá (Africa’n Jazz) é a soma de elementos culturais e rítmicos do povo africano à sonoridade e o fazer jazzístico. Dedicado em atuar artística e culturalmente na promoção e divulgação das artes fundamentadas na matriz africana de tradição Yorùbá, mostrando a riqueza e a beleza que marca a identidade desse povo. As apresentações contam histórias tradicionais musicadas, que são brevemente comentadas entre as músicas, criando um espaço de aprendizado que desperta a curiosidade acerca da inter-relação ocorrente entre as culturas africana e brasileira.
Foto: Ramon Moser.
O grupo é coordenado por Ìdòwú Akínrúlí, percussionista e dançarino nigeriano com experiência reconhecida em seu país. Ìdòwú já esteve em muitas cidades brasileiras, especialmente Belo Horizonte e Porto Alegre, onde realizou grande número de ações culturais com propósito de divulgar e esclarecer através da promoção de ações que fomentem o ambiente de difusão da cultura negra e de matriz Yorùbá.
Mantém também desde 2012 o grupo chamado ÌBEJÌ, com grande foco na dança e na música tradicional, de maneira mais estrita e sem fusões, com intúito de promover o estudo mais tradicional através da mitologia do povo Yorùbá.

No grupo Ọ̀ṣẹ́ẹ̀túrá (Africa’n Jazz) , as principais influências se originam dos ritmos tradicionais fundidos a instrumentação e improvisação jazzística, com referência no trabalho iniciado pelo músico nigeriano Felá Aníkúlápó Kútì (Felá Kuti), fundador do estilo musical Afrobeat. Este estilo foi popularizado na África na década de 1970 e se trata de uma combinação de jazz, Wórò, highlife e funk.

Este trabalho musical também tem por objetivo contribuir com a discussão acerca da contribuição das culturas africanas na formação da cultura brasileira. Onde podemos observar claramente em muitas festividades brasileiras o uso dos tambores somados aos elementos culturais e o sincretismo religiosos, como o Carnaval, o Maracatu, a Congada, Côco, Cavalhada e o Moçambique.

Noite dos Museus 2017 | https://goo.gl/ZGB9Be
Fela Day 2018 | https://goo.gl/BFCbQj

Comentários