Pira Rural >> Oficina | Mutirão Agroflorestal

.:: Oficina | Mutirão Agroflorestal ::.

Será uma pratica de manejo e plantio agroflorestal realizada dentro do Festival.

A Agrofloresta é um método agrícola que procura imitar a sucessão natural de espécies que ocorre nas florestas. É um sistema ancestral de uso da terra que vem sendo praticado por milhares de anos. É um sistema de produção que imita o que a natureza faz normalmente, com o solo sempre bem coberto. Combina culturas alimentares com culturas florestais que enriquece todo o ecossistema. Recupera solos degradados, sem insumos de fora, ao contrário da “revolução verde” e do modelo insustentável do agronegócio latifundiário e da monocultura.

O objetivo dessa oficina é propiciar um espaço prático com trocas de saberes em agrofloresta. Faremos um estudo para melhor acomodação dos novos “berços” agroflorestais através da observação das dinâmicas naturais do local.

A implantação de uma Agrofloresta inicia-se pelo preparo da área com uma capina seletiva. Todas as gramíneas, arbustos e outras plantas que não serão parte do sistema agroflorestal devem ser retirados. Após a limpeza do terreno, os berços para os plantios das mudas serão abertos, muita Juçara, Erva Mate, frutíferas e plantas serão plantadas.

ESTACAS DE MARGARIDÃO, SEMENTES E MUDAS DE ABACATE , BUTIÁ, JERIVÁ, JUÇARA E DE ÁRVORES NATIVAS SERÃO SUPER BEM VINDAS!!

SANTA JUÇARA! | Palmeira Juçara (Euterpe edulis), espécie-chave do bioma Mata Atlântica.
O ser Juçara [trailer oficial] | https://www.youtube.com/watch?v=UjRZGTiyVeI
‘’O homem não é inteligente, ele faz parte de um sistema inteligente. Se trabalharmos com o potencial dos sistemas, a presença humana deixa de ser inoportuna.’’ Ernest Göestch

Facilitadores:
Amadeu Krebs: Aprendiz de Agrofloresta do CEPA CIPÓ, crê muito no potencial das Plantas Alimentícias ainda não Convencionais nos sistemas florestais e do cultivo do Açaí Juçara nos sistemas de clareiras.

Arthur Venturella: Estudante de Engenharia de Minas na UFRGS. Entusiasta e precursor dos sistemas agroflorestais no meio da mineração, projeta a implementação de agroflorestas em áreas degradas pela extração de minério como forma de recuperação de solos. Acredita em uma agricultura biodiversa, ecologicamente e socialmente sustentável para o planeta e economicamente rentável ao produtor.

Tempo de Duração: Aproximadamente 2 horas por dia.

Festival Pira Rural
Coletivo Clube Mundo

Comentários