Vai rolar também a oficina de Fanzine no Pira! Não perde...

Olá amiguinhos!

Programação intensa no Pira 2013!!! Mais uma oficina que vai rolar esse ano. É a de Fanzine!

Oficina de Fanzine
Orientação: Cobertura Colaborativa

Os fanzines são produções alternativas, feitas por fãs de uma determinada arte ou por pessoas que queiram colocar as suas idéias e reflexões em evidência.

Criativos e insatisfeitos perante este quadro sistematizado e persuasivo da comunicação de massa, na busca por uma identidade comunicativa e uma liberdade de expressão, algumas pessoas, de forma coletiva ou individual, criam os seus próprios meios de comunicação.

Todos podem criar um fanzine, seu formato e objetivo estão incontestavelmente ligados ao tom agressivo e sedutor da arte. Os ‘Zines’ resgatam os verdadeiros valores da mídia impressa, além disso, o amadorismo e a revolta (reaproveitando o que seria lixo, como revistas velhas), provocam a comunicação da margem da sociedade. Os fanzines são feitos para circular em determinados grupos de pessoas, não propõe atingir a massa. O valor subversivo é a alma do Fanzine. É uma Via de Expressão

Sua elaboração é composta através de um informativo simples, que integra arte e conteúdo, onde o(s) autor(res) transmite o que tiver vontade de informar, pode ser o que estiver sendo desenvolvido, enfim, a criação é totalmente aberta. Contribui para a recordação, produção de conteúdo artístico, conhecimento... e colabora no festival, a nível de intervenções, experiências próprias, com formato em folkcomunicação e mídia livre. “O Fanzine está para a internet, assim como, o vinil está para o formato mp3.


Comentários

- Gab Dorneles disse…
Fui abrir a página pra ver como eu poderia enviar o meu zine, e ele ja ta ali. Que legal pessoal!! pena q eu não vou ir, mas banquinha de zine sempre é demais =]