Oficinas: Ginger Beer - fermentação em casa

Foto: Divulgação.
Salve, salve, amiguinhos!!

As coisas andaram lentas aqui nos anúncios nos últimos dias por motivo de força maior, mas já estamos em plena atividade novamente..
E vem aí mais uma oficina para os interessados em atividades além do palco! :)

Oficina: Ginger Beer – fermentação em casa
Duração: 1h30 a 2 horas
Número de participantes: Até 20 pessoas
Oficineiro: Matheus Francez

A ginger beer é uma bebida simples, feita à base de água, açúcar e gengibre e fermentada por alguns dias, tornando-se uma bebida refrescante, gaseificada, leve e de baixo teor alcoólico, lembrando (e podendo substituir) os refrigerantes que estamos acostumados a tomar, sendo uma alternativa saudável.

Além da receita base da ginger beer, os participantes terão contato com a cultura de leveduras natural do gengibre, conhecida como “ginger bug”. Este, cultivado à partir de leveduras selvagens da casca do gengibre, é o fermento utilizado para a fermentação da bebida.

Foto: Divulgação.
Com a oficina de Ginger Beer pretendo simplificar a visão da fermentação, deixando de lado todo o mistério por trás das bebidas fermentadas que estamos acostumados, como cerveja e vinho, e entrando em um novo ambiente, fazendo uma bebida de fabricação rápida e barata.

Para melhor dinâmica da Oficina, pretendo apresentá-la em algumas partes:

  • Introdução à fermentação
  • Ginger Beer e a história
  • Drink do momento: Moscow Mule
  • Ginger Beer x Ginger Ale 
  • Receita base para Ginger Beer e Ginger Bug (cultura de leveduras feita à partir da casca do gengibre, fornecendo um fermento natural para inúmeras receitas)
  • Degustação

Como eu terei um vidro com “ginger bug” ativo no festival, quem quiser levar um pouco da mistura para continuá-la em casa, alimentando com mais gengibre, água e açúcar e fazendo futuras receitas, pode levar uma garrafa, pote de vidro ou algum outro recipiente pra levar para casa, continuando assim a cultura que já está iniciada. 

Vou disponibilizar um pouco de iodo para fazer a sanitização destes recipientes, evitando alguma contaminação com outra bactéria.

Festival Pira Rural
Coletivo Clube Mundo

Comentários